Introdução
Em um processo seletivo, cada entrevista realizada é um importante passo na avaliação de compatibilidade. Em um cenário ideal, entrevistador e entrevistado se preparam para este bate-papo, tanto para expor os principais atrativos da empresa e da posição trabalhada, como para explicitar as principais qualificações e diferenciais do candidato.
Em nosso artigo Sugestões para Entrevistas Eficazes, tivemos a oportunidade de dividir com os recrutadores algumas das práticas que adotamos aqui na Good Bridge. Agora, nosso público será você: o entrevistado. Dividiremos dicas importantes que, mesmo os candidatos maduros e bastante experientes, precisam considerar.
É comum que nosso time de hunters, e também colegas de outras empresas, dividam situações nas quais – candidatos bastante qualificados em suas áreas de atuação – cometeram deslizes durante as entrevistas e que, por esse motivo, não foram aprovados para as próximas fases do processo seletivo.
Pensando nestas situações, preparamos este breve artigo com dicas valiosas para que suas qualificações sejam divididas de forma positiva com os entrevistadores. Para auxiliar no seu planejamento, dividimos as dicas em 3 momentos: antes, durante e pós entrevista.
Antes da Entrevista
1 – Leia atentamente a descrição da posição e avalie cada um dos itens.
A descrição da vaga possui informações valiosas para o candidato. Se você identificou que atende a todos os pré-requisitos e qualificações solicitadas, prepare-se para expor com detalhe situações práticas que comprovem cada uma delas. O entrevistador precisa ter segurança de que os requisitos são de fato atendidos pelo candidato, tanto para direcioná-lo a outro entrevistador e próxima fase do processo, como para integrá-lo ao seu próprio time.
2 – Busque informações sobre a empresa e também sobre os entrevistadores.
Estudar a empresa que oferece a vaga e também os seus entrevistadores é fundamental para você preparar sua “apresentação”. Saber sobre a história da empresa, produtos, serviços, objetivos, missão, valores, presença geográfica e outros ajudará você a, não somente decidir por candidatar-se, como também alinhar suas respostas ao contexto da posição.
3 – Simule perguntas e respostas.
Com a descrição da posição e informações sobre a empresa e entrevistadores, é possível pensar em perguntas que serão feitas durante a entrevista. Nossa sugestão é que você liste todas elas e prepare respostas que, de forma simples e objetiva, enderecem cada uma delas. Procure praticar com alguém que entenda o contexto.
4 – Liste suas principais dúvidas e questionamentos.
Levantar suas principais dúvidas sobre a empresa e/ou posição mostram que você está interessado e engajado no processo seletivo. Busque por perguntas relevantes e dê preferência àquelas que estejam diretamente ligadas a posição.
5 – Vista-se de forma adequada
Vale buscar no site da empresa e em mídias sociais o modo em que os colaboradores em geral se vestem no local de trabalho. Se você se candidatou para uma posição de advogado sênior e o time no escritório usa somente camisa (sem gravata), esta seria uma interessante dica de como se vestir.
6 – Esteja disponível com ao menos 15 minutos de antecedência.
As entrevistas podem ocorrer no formato online ou presencial. Em ambos, nossa sugestão é que você esteja 100% disponível com 15 minutos de antecedência, ou seja, se presencial já estar no local da entrevista e se online estar a postos com todos os equipamentos prontos para início (webcam, microfone, entre outros).
7 – Seja cordial e bom ouvinte.
Todas as pessoas com as quais você tiver contato na empresa para a qual aplicou poderão transmitir informações sobre o seu comportamento. A sugestão aqui é ser sempre cordial. Durante a entrevista, vale a regra de ser um bom ouvinte, evitando interromper o entrevistador. Além de demonstrar cordialidade, esta prática ajuda a reduzir a ansiedade.
8 – Conecte-se ao entrevistador.
Ser agradável fará a conversa fluir de forma positiva, e isso contará pontos a seu favor. É bastante importante manter a positividade e ter o que chamamos de “sorriso na voz”. O entrevistador terá uma boa impressão sobre você e isso agregará valor ao seu perfil.
9 – Dê respostas conectadas às suas habilidades.
Procure sempre responder às perguntas de forma objetiva e conectadas às suas habilidades. Vale evitar distanciar-se do tópico abordado, pois isso pode prolongar a entrevista e transmitir para o entrevistador a sensação de insegurança.
10 – Não faça comentários negativos.
Esta é uma dica extremamente importante. Se você aplicou para uma determinada posição, é porque ela faz sentido para você e seu objetivo é ser aprovado.
Um ponto relevante é manter-se positivo durante todo o processo seletivo e distante de pontos negativos. Evitar qualquer tipo de comentário pejorativo sobre: local de trabalho, empregador, colega, pessoas de contato, entre outros.
Para exemplificar, um candidato altamente qualificado que selecionamos para um de nossos clientes não foi aprovado no processo pois, na última entrevista com os sócios da empresa, fez um comentário negativo sobre um ex-colega de trabalho. E vale ressaltar que o próprio recrutador da empresa já tinha este candidato como certo para a posição, e a entrevista seria somente para se conhecerem.
11 – Mostre-se interessado nos próximos passos do processo.
Mostrar interesse nas próximas etapas do processo seletivo ajudará o entrevistador a entender que a posição fez sentido para o seu momento profissional e que você está pronto para avançar. Caso não tenha os contatos do entrevistador, o término da entrevista é um bom momento para solicitar, e assim manter contato.
Após a Entrevista
12 – Mensagem de agradecimento.
Envie ao entrevistador uma mensagem de agradecimento pela oportunidade de participar do processo. Caso durante a entrevista tenha esquecido de mencionar algo relevante, pode aproveitar para informar também.
Conclusão
Ser aprovado em um processo seletivo depende de inúmeros fatores. Fazer a “lição de casa” e manter-se positivo durante todo o processo certamente agregará valor às suas qualificações.