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Atração, Seleção e Retenção de Executivos nas PMEs – 11 Etapas para o Sucesso em 2024!

Qual o cenário da demanda por executivos em 2024?

Os gerentes, diretores, C-level e membros do conselho de administração desempenham papéis essenciais na definição da direção e estratégia de uma empresa. Cada executivo faz a gestão de um ou mais aspectos do negócio e traz vivência e conhecimentos práticos e teóricos que possibilitam o crescimento, a inovação, a lucratividade e a perenidade da companhia.

E os brasileiros estão entre os profissionais mais resilientes do mundo. Uma pesquisa realizada em 2023 pela desenvolvedora de software de análises SAS, aponta que 68% dos líderes no Brasil se sentem preparados para enfrentar mudanças importantes, enquanto que a média global é inferior a 54%. 

Com esse nível de resiliência e preparo, é de se esperar que a atração e retenção de executivos não seja uma tarefa simples e, se a sua empresa atua em setores como agro, bancário, financeiro, marketing, tecnologia ou seguros, é fundamental que esteja preparada para enfrentar a alta concorrência. 

Uma pesquisa recente da PageGroup indica que esses setores serão destaque na busca por talentos em 2024. O nível gerencial nas áreas de controladoria, planejamento e finanças, jurídico, RH, operações, marketing, produtos, novos negócios, infraestrutura cloud, transformação digital e inovação; o nível de direção, nas áreas de serviços, industrial, comercial e também o de membros do conselho de administração (foco em ESG) serão possivelmente os mais buscados pelas empresas.

Quais as principais entregas dos executivos para a sua empresa?

No geral, a contratação de executivos pode trazer inúmeros benefícios para a sua PME, posicionando-a para o sucesso em cenários de mercado competitivo e permitindo-lhe atingir e superar os seus objetivos.

Entre as principais contribuições dos executivos estão:

  • Definir a direção estratégica: os objetivos gerais, a visão e a direção estratégica da empresa. Eles desenvolvem planos e iniciativas de médio e longo prazo para orientar a organização no sentido de alcançar os objetivos.
  • Fornecer liderança e orientação: cabe aos executivos inspirar e motivar os funcionários, promover uma cultura de trabalho positiva e garantir o alinhamento com os valores e a missão da empresa.
  • Promover o desenvolvimento de talentos: viabilizam o desenvolvimento de talentos e também o planejamento de sucessão para construir um forte canal de liderança dentro da organização. Eles investem em iniciativas de treinamento e desenvolvimento de funcionários e orientam colaboradores de alto potencial para promover o crescimento e o avanço.
  • Impulsionar o crescimento e a inovação: identificar oportunidades de expansão, explorar novos mercados e desenvolver produtos ou serviços inovadores para manter a empresa à frente da concorrência.
  • Gerenciar o desempenho financeiro: eles supervisionam o orçamento e o planejamento financeiro, bem como monitoram as principais métricas para impulsionar a lucratividade e o crescimento sustentável.
  • Construir e manter relacionamentos: cultivam relacionamentos com os principais stakeholders, entre eles os clientes, investidores, fornecedores, parceiros e órgãos reguladores. 
  • Impulsionar a responsabilidade social corporativa: definir iniciativas de responsabilidade social corporativa da empresa (ESG). Garantem práticas comerciais éticas, sustentabilidade ambiental e esforços de envolvimento comunitário para criar um impacto social positivo.

Ao elencar algumas de suas entregas, identificamos que os executivos contribuem significativamente para o desenvolvimento da sua empresa, e que as atividades que eles desenvolvem reverberam por toda a sua organização. 

Visando tornar o processo de Atração, Seleção e Retenção de Executivos assertivo para a sua empresa, elencamos abaixo as 11 principais etapas, que são:

1 – Definir a posição e os requisitos, com clareza e objetividade:

Descreva com detalhes a função, as responsabilidades e as principais entregas da posição. Identifique as principais habilidades e conhecimentos técnicos (hard skills), as características da personalidade, comportamento e as habilidades sociais ou emocionais (soft skills) e também as qualificações necessárias para o sucesso na função.

2 – Criar um job description atraente:

Nesta etapa, vale contar com a ajuda de profissionais como redatores (copywriters) que produzam textos persuasivos. Desenvolva uma descrição de cargo rica em detalhes e que destaque os aspectos exclusivos da função e também da organização. Comunique de forma clara as oportunidades e desafios associados ao cargo.

3 – Utilizar empresas de executive search:

Conte com empresas de recrutamento de executivos – como a própria Good Bridge – que tenham grande experiência na atração e seleção de talentos de primeira linha.

Disponibilize informações sobre a sua empresa e uma percepção completa sobre a cultura, os valores, a visão e os objetivos da sua organização.

Essas empresas contam com banco de talentos atualizado, além de outros recursos para busca, e realizam avaliações, entrevistas e verificações de referências para fornecer a você um seleto grupo de candidatos qualificados – também chamada de short list – com análise detalhada do perfil de cada um dos profissionais. 

4 – Aproveitar as conexões de sua rede e da indústria:

Aproveite a participação em eventos do setor, conferências e o seu networking para construir relacionamentos com futuros candidatos em potencial.

5 – Utilizar plataformas online:

Aproveite as mídias sociais para mostrar a cultura, os valores e a visão da sua empresa. Isto ajudará a atrair candidatos que se identifiquem com ela. 

6 – Envolver-se no planejamento de sucessão:

Promova uma cultura de desenvolvimento de talentos e planejamento de sucessão dentro da organização.

Identifique e prepare candidatos internos para funções executivas com o objetivo de garantir um fluxo de líderes em potencial.

7 – Envolver as principais partes interessadas:

Envolva as principais partes interessadas no processo de recrutamento, incluindo também membros do conselho e outros executivos seniores.

Garanta o alinhamento da adequação do candidato aos objetivos estratégicos da sua organização.

8 – Disponibilizar um pacote de remuneração competitivo:

As empresas de Executive Search lhe ajudam a desenvolver pacotes de remuneração atrativos, competitivos e alinhados aos padrões do setor, e que reflitam o valor que o executivo trará para a sua organização.

Uma tendência no mercado é a oferta de pacote de benefícios flexível, que se ajusta ao estilo de vida do executivo. 

Uma pesquisa realizada pela consultoria Mercer Marsh Benefícios, apontou que – das empresas que aderiram a este modelo – mais de 70% identificaram aumento no engajamento dos talentos.

Atualmente, o modelo de benefícios flexível possui maior aderência entre as grandes empresas. Portanto, se sua empresa for PME e oferecê-lo, poderá se diferenciar dos pares.

São exemplos de benefícios que sua empresa pode oferecer: horário flexível e híbrido (presencial e from home), privilégios (carro fornecido pela companhia, mensalidade de academia, entre outros), reconhecimento público e para o mercado sobre as grandes entregas do executivo,  participação nos lucros, treinamentos, previdência privada, plano de saúde, entre outros.

9 – Comunicar o processo de forma transparente:

Mantenha uma comunicação aberta e transparente com os candidatos qualificados, durante todo o processo de recrutamento.

10 – Negociar e integrar:

Conduza negociações criteriosas para finalizar os termos e condições da contratação. Aproveite a ajuda da empresa de Executive Search, pois ela certamente se atentará aos anseios de ambos os lados (da sua empresa e também dos candidatos) e ajudará na negociação. 

Desenvolva um plano de integração robusto para ajudar os novos executivos a se integrarem perfeitamente à organização.

11 – Avaliar de forma contínua:

Converse constantemente sobre o desempenho e êxitos do novo executivo e garanta que receba percepções de fato construtivas, que possibilitem o desenvolvimento contínuo do profissional, da empresa e consequentemente, dos resultados obtidos. 

Ao seguir essas etapas, estamos seguros de que sua empresa estará pronta para atrair, contratar e reter executivos alinhados com o propósito da sua organização.

Que você e seu time tenham muito sucesso em 2024! E lembre-se: o time da Good Bridge está a sua disposição para ajudar nesse processo, sempre que precisarem!

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