O que é Mentoria de Carreira Profissional?
Todos nós passamos por momentos na carreira profissional em que surgem – em menor ou maior intensidade – situações de dúvidas, inseguranças, ansiedades, vontade de mudar, necessidade de acelerar o crescimento profissional, necessidade de dar o próximo passo, de mudar de carreira, entre outras.
Normalmente, em situações como essas, as primeiras pessoas a quem recorremos são as mais próximas: amigos, familiares, parentes ou até mesmo colegas de trabalho.
Mas existem outras possibilidades. Uma delas é justamente buscar um programa de Mentoria de Carreira Profissional.
O mentor é um profissional com experiência em uma ou mais áreas de atuação, que além do conhecimento técnico e vivência nas áreas, desenvolveu e adotou um programa para assessorar outros profissionais a lidarem com os desafios e possibilidades da carreira. Este programa, diferente de cursos e treinamentos mais tradicionais, é realizado de forma individualizada, com foco exclusivo nas situações do profissional.
As formas mais comuns de mentoria são aquelas que ocorrem internamente na empresa e também as oferecidas por mentores profissionais.
Ambas são bastante interessantes e recomendadas. Porém, a mentoria oferecida pelas empresas tem maior foco no desenvolvimento do profissional para o ambiente onde está inserido, ou seja, dentro da própria empresa. Além disso, é normalmente oferecida a um grupo específico e reduzido de colaboradores. Já a mentoria com um mentor profissional, oferece uma assessoria mais ampla, sem restrição de empresa ou setor, e pode ser contratada por todos aqueles que tiverem interesse.
Programas de Mentoria e Coaching são iguais?
Mentoria e coaching possuem propósitos diferentes. O programa de coaching é voltado para o desenvolvimento pessoal e profissional do indivíduo. Através de ações práticas, ele se prepara para obter melhor desempenho. Já na mentoria, o profissional mais experiente assessora o que possui menos experiência e é focado exclusivamente no desenvolvimento da carreira.
Quais as 5 principais etapas da Mentoria de Carreira Profissional?
1 – Estudo do perfil do mentorado e assinatura de contrato com termo de confidencialidade.
A mentoria de carreira tem início antes mesmo da primeira sessão entre mentor e mentorado. Assim que o mentor identifica o real interesse no programa pelo mentorado, ele se prepara para estudar o perfil do mentorado e providencia o contrato de mentoria, com as regras básicas da quantidade, formato e produto das sessões. Neste contrato pode ou não constar o termo de confidencialidade. Caso não conste, o mentor necessita providenciá-lo como um segundo documento, garantindo o sigilo das informações trocadas por ambos.
2 – Identificar as necessidades do mentorado.
A partir da primeira sessão são exploradas as necessidades profissionais do mentorado. O mentor auxilia o mentorado a ter maior clareza destas necessidades, identificando justamente os pontos onde poderá contribuir com sugestões e opiniões.
3 – Definição dos objetivos e metas do mentorado.
Uma vez identificadas as necessidades, o mentor auxiliará o mentorado na definição dos seus objetivos e metas profissionais, com maior foco no próximo passo de sua carreira. O ideal é que as metas sejam o que denominamos de SMART, acrônimo que em português seria traduzido para: específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e com definição de tempo.
4 – Definição do plano de ação.
Com metas e objetivos definidos, o próximo passo é criar um plano de ação para atingi-los. Esta é uma das etapas onde o mentor consegue agregar mais valor ao mentorado, pois por ser mais experiente já navegou “mares semelhantes” no passado. Contudo, é muito importante o mentor manter-se atualizado sobre sua área de atuação e também sobre o mercado em geral, pois a cada dia que passa as mudanças ocorrem de forma mais acelerada.
5 – Avaliação e sugestões de ajustes.
Com o plano de ação definido, o mentorado poderá seguir com as atividades estabelecidas. O mentor normalmente auxilia também no formato de abordagem de eventuais personas (público alvo com o qual o mentorado fará abordagem, tais como gestores de área, recrutadores, empresários, entre outros) e, após algumas atividades colocadas em prática, pode também avaliar o desempenho, sugerindo ajustes.
Uma vez que o mentorado se sinta seguro das ações a serem seguidas e confiante para colocá-las em prática, temos a possibilidade de encerramento do programa. Ele pode optar em estender o programa para manutenção periódica com o mentor, ou mesmo retomar o programa a partir do surgimento de novas necessidades.