Carreira Profissional - Próximo Passo

Carreira Profissional – 5 Etapas para o Próximo Passo

Introdução

Várias são as razões que fazem o profissional idealizar o progresso na carreira. Para os profissionais mais jovens, que estão no início da jornada, esse é um movimento bastante natural e comum. Parte deles, ao aceitar uma promoção ou novo desafio, encaram este passo como mais um degrau na subida rumo ao topo e, ao chegar no novo degrau, já pensam no próximo e assim por diante.

Para profissionais com alguns anos de experiência, este movimento pode ou não ser um caminho a ser percorrido. Alguns preferem a estabilidade de um determinado grupo de atividades e responsabilidades, e se enxergam naquela posição por vários anos.  Outros continuam a pensar na ascensão profissional, e há ainda aqueles que – em dado momento da carreira – pensam em mudar parcialmente ou completamente de profissão. 

Independente da idade, momento ou razão pela qual o profissional deseja dar o próximo passo na carreira, a avaliação do seu momento atual e o planejamento para chegar lá com segurança são fundamentais para a definição das etapas e execução do projeto.

Com base em nossas experiências pessoais e também de profissionais por nós mentorados, dividiremos com vocês as 5 principais etapas para que você possa se preparar e ganhar confiança para uma grande ação – uma superação.

1 – Defina o seu próximo passo.

Uma das melhores maneiras de se chegar lá é saber exatamente para onde se quer ir. Parece bastante óbvio, mas na prática sabemos que a decisão não é tão simples. Portanto, descreva a posição ou atividade que quer exercer. Descreva o local físico, a cidade, o tipo de empresa, a remuneração média, com quais “tribos” ou grupo de pessoas e como seria o seu dia a dia nesta posição. Se você tem dúvidas, por exemplo, do que faz um Agile Coach, busque por vagas que descrevam as características e responsabilidades para desempenhar a função. 

Descrever seu próximo passo será uma forma de visualizar e de se sentir como tal. Se ainda assim tiver dúvidas, busque por pessoas que exercem a posição que descreveu, e faça perguntas sobre como é exercê-la. Se necessário, repita este passo com outras atividades similares, até sentir-se seguro de qual delas faz sentido para você.

2 – Faça uma autoavaliação como profissional.

Para ter segurança em decisões importantes precisamos avaliar o cenário. Um bom começo é se autoavaliar com o objetivo de colocar em perspectiva as suas fortalezas, fraquezas, oportunidades e ameaças (conhecida em inglês como análise SWOT). 

Você pode fazer isso já pensando em seu próximo passo. Por exemplo, se planeja se tornar um Agile Coach. Você tem facilidade de planejar e organizar os trabalhos, bem como motivar as pessoas para realizá-los (fortalezas). Porém, você ainda não domina as metodologias ágeis (fraqueza). Você pode fazer isso com todas as características e responsabilidades da função e poderá visualizar com mais clareza o que falta para chegar lá. 

3 – Pense nas atividades para chegar lá.

Sabendo para onde ir e “quanto” falta para chegar lá, já é possível pensar em atividades para percorrer o que falta: cursos, treinamentos, trabalhos voluntários, leituras, conversas com profissionais, entre outros.

Quanto maior a abertura e detalhamento das atividades, menor a quantidade de lacunas entre onde se está e onde se quer chegar, o que reduz também os imprevistos indesejáveis. A ideia é deixar somente “ajustes finos” para o caminho. 

4 – Avalie o orçamento.

Avaliar o custo para chegar onde quer é um dos pilares do seu projeto. Avalie os custos necessários para as etapas e atividades que listou na etapa 3. Se possível, transforme as horas que investirá se preparando também em valor a ser investido. Verifique se o orçamento está adequado às suas possibilidades e recursos. Ter solidez financeira para seguir com o projeto certamente lhe trará mais segurança.

5 – Execute o projeto.

Você sabe para onde quer ir. Já sabe com qual veículo, com quem irá, o tanque está cheio, já colocou o cinto de segurança e, segundo a previsão meteorológica, sol a frente. Se tudo “se encaixar”, agora é hora de pisar no acelerador, o que diríamos em inglês “pedal to the metal”. 

Nosso objetivo aqui na Good Bridge é ajudar você e sua equipe a escrever histórias incríveis. Somos especialistas em Recrutamento & Seleção e Mentoria de Carreira Profissional. Estamos aqui para ajudá-lo!

Boa sorte e sucesso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Call Now Button