Mudança de Carreira - 8 Passos para Executar com Confiança

Mudança de Carreira – 8 Passos para Executar com Confiança.

Mudança de Carreira – 8 passos para executar com confiança.

O ambiente de trabalho tem mudado significativamente nos últimos anos. O trabalho remoto ou híbrido já é realidade e segue adquirindo novos adeptos. De acordo com reportagem da CNN Brasil de dez-21, 42% dos profissionais preferem o trabalho híbrido, intercalando dias de trabalho em casa e dias no escritório. Para aqueles que exercem funções como foco mais administrativo, e que não exigem presença física, esta modalidade se mostra bastante vantajosa, trazendo maior equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Diante deste cenário e de novas e atrativas oportunidades de atuação em Tecnologia, a ideia de mudança de carreira também tem ganhado força. Uma pesquisa do Linkedin realizada em 2021, aponta que 49% dos profissionais pensam em mudar de trabalho. 

Abaixo elencamos 8 passos para que você planeje a mudança, e possa realizá-la com maior confiança. 

1 – Avalie o grau de satisfação atual com a atividade que você exerce.

Várias são as razões pelas quais os profissionais consideram uma mudança de carreira. Entre elas, podemos elencar ter mais flexibilidade, redução no nível de estresse, aumentar remuneração, melhorar satisfação pessoal, ter novos desafios, entre outros. Vale avaliar cada um destes pontos em sua situação atual. Se para a maior parte deles seu sentimento não for positivo, pode indicar que se abrir para novas possibilidades faz sentido.

2 – Reflita sobre seus interesses, habilidades e objetivos.

Avalie sua jornada profissional, desde o início até sua atual posição. Quais foram os projetos ou atividades que mais lhe agradaram executar? Em quais você recebeu mais elogios ou foi mais reconhecido? Vale também para trabalhos voluntários. Normalmente, situações como estas nos trazem dicas valiosas daquilo que somos bons e gostamos de executar. Vale avaliar quais destes trabalhos fariam mais sentido, alinhados aos seus interesses e objetivos pessoais de médio e longo prazo. 

3 – Pesquise sobre opções de trabalho que façam sentido para você.

Ciente de suas habilidades e objetivos, avalie opções de atividades que possam seguir para um segundo nível de análise, ou seja, parecem fazer sentido, mas é necessário saber mais a respeito. 

4 – Estude 2 ou 3 opções com profundidade, e após isso escolha uma.

Ao chegar aqui, você já fez um filtro e identificou as atividades que valem ser estudadas. Não meça esforços em seus estudos. Pesquise-as com detalhes, tentando responder às suas perguntas, que podem ser:

Como é o dia a dia da profissão?

Quais as reais possibilidades de trabalho e modelos de atuação?

Qual a remuneração média e oportunidades de crescimento?

Os soft skills para desempenhá-las são de fato semelhantes aos meus? 

Quais conhecimentos e habilidades técnicas preciso desenvolver para exercê-la?

Quais certificações são obrigatórias?

Converse com pessoas que estão na posição e tente descobrir os ônus e os bônus de cada uma delas. 

Após sua ampla pesquisa e avaliação, escolha a atividade que faça mais sentido para você e, se ainda houver dúvida, siga o seu instinto para decidir.

5 – Prepare-se financeiramente para a mudança.

Entre a sua posição atual e a que escolheu, haverá uma distância, que podemos tangibilizar através de investimento de tempo e capital. Estime o tempo para preparação e também o caixa para a transição: cursos, aperfeiçoamentos em geral, trabalhos voluntários,  possível redução inicial na remuneração, entre outros.  

6 – Monte um plano de ação.

Conhecendo seus gaps para exercer a nova atividade, é hora de montar um plano detalhado para superar ou mitigar cada um deles. Elenque as ações que precisará colocar em prática, considerando o prazo e custo para cada uma delas.

7 – Coloque o plano em prática.

Com o plano pronto, é hora de executá-lo. Durante este processo, avalie seu desempenho com alguma periodicidade e celebre todos os seus avanços, mesmo os pequenos. Isso lhe manterá motivado para seguir adiante.

8 – Mantenha-se aberto a ajustes de percurso.

É importante seguir o plano com afinco, mas mantendo-se flexível para eventuais ajustes de percurso. Se aquele curso 5 estrelas não couber no orçamento, aquele com melhor custo x benefício pode ser o mais indicado no momento.

Conclusão.

É fácil perceber que a mudança de carreira exige planejamento, execução e muita força de vontade. E como quase tudo em nossas vidas, não temos 100% de certeza de que dará certo. Mas com planejamento e foco, as chances de sucesso aumentam consideravelmente. 

Boa sorte e sucesso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Call Now Button