Introdução
Garantir a satisfação dos clientes, aumentar a produtividade, ter e demonstrar responsabilidade social e pública, aumentar a lucratividade e garantir que os colaboradores trabalhem felizes. Estes são certamente alguns dos objetivos da sua empresa.
Cada vez mais, a tecnologia nos ajuda a avançar em todos estes pontos. Porém, “at the end of the day”, como dizem no Tio Sam, são as pessoas que, utilizando recursos financeiros e tecnológicos, fazem a “mágica” acontecer.
O capital humano é sem dúvida um recurso com possibilidades infinitas. Como citou Napoleon Hill no livro A Lei do Sucesso, o pensamento humano é algo que muito se aproxima do que denominamos como divino. A imaginação e a criatividade podem levar a soluções absolutamente fantásticas (vamos salientar aqui somente o lado positivo).
Cientes do valor imensurável que as pessoas oferecem para a concretização de qualquer projeto que você queira ou precise desenvolver em sua empresa, torna-se mais simples o entendimento da importância de atrair e selecionar talentos de forma bastante cuidadosa e assertiva.
Quando colocamos em perspectiva o tamanho das empresas, é comum que as grandes possuam áreas internas muito bem desenvolvidas, com equipes de Recrutamento e Seleção (R&S) que realizam exclusivamente esta atividade e com processos bem definidos, buscando por profissionais qualificados na própria empresa, fora dela e também no modelo híbrido (dentro e fora). Já quando olhamos para as de porte médio ou pequeno, é possível identificar importantes oportunidades no processo de R&S de talentos. Para exemplificar, dados do DIEESE indicam que o Brasil é campeão mundial no índice de turnover de colaboradores nas empresas, com percentual mensal próximo a 3,8%!
Estas oportunidades podem ser facilmente capturadas através da contratação de um parceiro especializado em R&S, como por exemplo a Good Bridge. Abaixo, listamos para você as principais vantagens que esta parceria pode oferecer para a sua empresa.
- Minimizar esforços para criar e gerir uma área de R&S interna.
Com a contratação de um parceiro de R&S, é possível que o seu time interno de RH dedique a maior parte do tempo ao desenvolvimento e avaliação dos colaboradores, uma vez que recebem short lists com candidatos qualificados para avaliação do RH e dos gestores das áreas. Isto reduz ou mesmo elimina a necessidade de um time exclusivo para R&S em sua empresa.
- Absorção da cultura da empresa pelo parceiro.
O parceiro se dedica a entender e absorver a missão e os valores da sua empresa para, durante o processo de R&S, avaliar o fit cultural – conjunto de soft skills, hard skills, valores e visão de futuro – entre os candidatos, a vaga e a sua empresa, garantindo a aderência.
- Entendimento detalhado do perfil da posição/vaga.
Os profissionais do parceiro são especialistas em esmiuçar o perfil da vaga, podendo lhe ajudar – caso necessite – até mesmo no dimensionamento dos times.
- Acelerar o crescimento do negócio.
A empresa parceira “respira” R&S vinte e quatro por sete, sendo este o principal negócio dela. Com isso, caso um dos objetivos da sua empresa seja o crescimento acelerado ou mesmo exponencial, o parceiro pode absorver uma maior demanda de posições, sem que sua empresa precise para isso aumentar o time de R&S.
- Ter um grupo de especialistas, atuando em conjunto com o seu time de RH.
Com a contratação de um parceiro de R&S, seu time de RH poderá investir a maior parte do tempo no desenvolvimento dos times internos, tendo como foco os objetivos estratégicos da sua empresa, uma vez que o trabalho de identificação de candidatos qualificados é realizado e entregue para eles via parceiro.
- Conhecer talentos que estão em busca de oportunidades de atuação.
É bastante comum a identificação de excelentes candidatos para uma mesma posição. Como somente um deles em princípio será contratado, o parceiro passa a contar com um poderoso banco de talentos qualificados, profissionais que podem ser consultados para posições que você tiver em aberto.
- Facilidade para encontrar talentos com skills específicos.
Por possuir um banco de talentos consolidado e em constante atualização, além de ferramentas de busca e interação avançadas, o parceiro tem a possibilidade de identificar talentos com skills bastante específicos para a sua empresa.
- Possibilidade de receber somente candidatos qualificados.
O trabalho realizado por uma empresa de R&S tem como premissa a qualidade, pois se os candidatos não forem de fato qualificados para as posições, não serão aprovados por sua empresa. Um dos objetivos do parceiro será justamente valorizar e otimizar o tempo do seu time.
- Receber informações sobre faixa salarial atualizada.
A constante atividade de R&S para diversas posições, empresas e segmentos, possibilita ao parceiro ter acesso a valores de remuneração mais adequados ao mercado, e que de fato refletem o momento atual.
- Para empresas de fora do Brasil, há a possibilidade de recrutar talentos em outro país por um time local.
Empresas que não possuem escritórios e/ou time de RH alocados no país, podem contar com um parceiro de R&S local para contratação de talentos, para atuarem por exemplo no modelo remoto.
- Possibilidade de identificar talentos que não estão à procura de oportunidades.
Através de um banco de talentos e também de executive hunting, o parceiro tem a possibilidade de interagir com profissionais que no momento não buscam por novas oportunidades, mas que estão abertos a avaliação de novas propostas e desafios oferecidos.
- Contar com especialistas em “vender” a posição.
Faz parte do processo de R&S a “venda” da posição pelo profissional do parceiro. Ele passa a dominar detalhes sobre a vaga e, ao transmitir os benefícios, desafios e possibilidades, possui facilidade na venda do seu “produto”.
- O parceiro possui habilidade na negociação salarial.
O parceiro de R&S, mesmo sendo contratado diretamente pela empresa, fornece seus serviços também para os candidatos. Seu objetivo só é atingido quando ambos – empresa e candidato – estão felizes com suas escolhas. Por isso, consegue facilitar a negociação salarial visando o melhor para ambos.
- O parceiro pode lhe oferecer insights sobre o mercado.
Por estar próximo de inúmeros projetos em diferentes empresas e segmentos, o parceiro de R&S possui uma forte sensibilidade sobre os movimentos que ocorrem no dia a dia do mercado. Com a experiência adquirida por ele em diferentes situações, o parceiro pode fornecer para a sua empresa insights valiosos, e que agregam valor ao seu negócio.
- Otimização do tempo da equipe de RH interna.
Sua equipe de RH pode focar no que é core para a empresa: desenvolver e cuidar dos colaboradores, ajudando na preparação das equipes para que atinjam objetivos e metas. Todo o trabalho de atração e seleção de inúmeros candidatos fica a cargo do parceiro, cujo objetivo final passa necessariamente por estas atividades.
- Agilizar o processo de R&S.
Por poder expandir o time de R&S com velocidade, o parceiro pode acelerar processos de clientes que tenham urgência na contratação de talentos.
- Contar com o banco de talentos do parceiro.
Ao longo de anos de atuação, o parceiro de R&S passa a contar com um poderoso banco de talentos. Este banco é formado por candidatos qualificados das mais diversas áreas e segmentos, recebendo atualizações diárias.
- Manter o profissionalismo, a qualidade de imagem e o branding da sua empresa.
Durante o processo de R&S para uma determinada posição, o parceiro se prepara para “vendê-la” da melhor maneira possível, de forma que de fato possa atrair candidatos qualificados. Mesmo que em um primeiro momento o nome da sua empresa não seja citado, a cultura da empresa será transmitida a cada interação com os candidatos e, uma vez bem executada, passa a fortalecer a imagem da empresa também perante este público.
- Garantia durante o período de experiência dos candidatos.
Por acreditarem na qualidade do trabalho que fornecem, muitos parceiros – assim como a Good Bridge – oferecem garantia por um determinado período após a contratação do candidato. Desta forma, caso não haja aderência por parte da empresa, do candidato ou de ambos, o parceiro garante a apresentação de mais um número de short lists, sem honorários adicionais.
- A remuneração do parceiro ocorre somente no êxito.
A remuneração do parceiro de R&S só ocorre quando um candidato é contratado para a posição. Com isso, sua empresa só remunera quando de fato contrata o profissional.
- Assertividade na contratação.
Por possuir processos e métodos bem definidos, aplicados por profissionais bastante experientes, o parceiro garante que as suas contratações são assertivas e, caso por qualquer razão não seja, oferece a garantia.
- Redução de custos para a sua empresa.
Ao contratar talentos qualificados, você tem a possibilidade de maximizar suas entregas de produtos e serviços, e reduz significativamente os custos com recrutamento, seleção e onboarding de novos talentos para uma mesma posição.
- Minimizar o turnover de talentos.
Contratando talentos qualificados e contribuindo para que as pessoas se desenvolvam e que continuem felizes em atuar na sua empresa, você reduz drasticamente o turnover de colaboradores, e passa a fazer parte do seleto grupo de empresas cobiçadas pelos candidatos.
Time Good Bridge.