6 dicas para atrair e reter talentos

Introdução

Os avanços tecnológicos das últimas décadas foram bastante significativos. Só para citar alguns dos mais recentes, temos impressão 4D, machine learning, casas conectadas, entre outros. 

Mesmo com todos os avanços e tecnologias que hoje estão à disposição das empresas, o recurso humano é ainda o mais valioso que nela pode estar presente. 

Somente no Brasil, estima-se que até 2025 um total de 800 mil vagas serão criadas, e isso somente em áreas de tecnologia.

Mas com tantas empresas líderes em seus segmentos oferecendo vagas e disputando estes talentos, o que é possível fazer para conseguir se destacar na atração e retenção destes profissionais?

Abaixo listamos 6 dicas que podem lhe ajudar neste desafio.

1 – Tenha uma missão clara e forte

A missão da empresa é vista pelos colaboradores – principalmente pelas novas gerações – como a razão do trabalho diário e um grande motivador para que o desempenho seja melhor a cada dia. A sensação de pertencer a um grupo cujo as entregas visem algo grande faz brilhar os olhos de muitos profissionais. A missão precisa estar clara e fazer parte da cultura da organização, desde as primeiras interações com candidatos, seguindo para o dia a dia na companhia. 

2 – Abrace a diversidade

Empresas que absorvem a diversidade têm mais facilidade para entender e atender as necessidades dos clientes, bem como maior capacidade de adaptação a mudanças e novas realidades. Seus times se tornam mais produtivos, mais criativos e acabam por promover um ambiente com maiores possibilidades de crescimento pessoal e profissional.

3 – Valorize as pessoas

Se o maior bem de uma empresa é o seu capital humano, valorizá-lo é um dos melhores investimentos que uma companhia pode realizar. Valorizar as pessoas faz do ambiente de trabalho um local mais leve e mais fácil de gerenciar. Pessoas valorizadas são mais produtivas, pois sentem-se motivadas a retribuir o apreço dado a elas, tornando-as mais colaborativas. 

Por isso, crie uma cultura que encoraje e premie o esforço individual e coletivo.

4 – Possibilite o crescimento

Se sua empresa possibilita que os colaboradores cresçam, como pessoas e também como profissionais, ela se torna um local desejado e referência de bom lugar para se trabalhar. Isto facilita a atração de talentos, principalmente daqueles que buscam ali atuar por um longo período de tempo. E os colaboradores já inseridos trabalham mais confiantes e mais motivados, o que os torna também mais produtivos. 

5 – Busque a constante evolução

Para se manter relevante, é necessário que a empresa busque a evolução constante. Isso por si só não é uma garantia, mas sim uma condição para aquelas que buscam vantagens competitivas. E essa evolução passa primeiramente pelas pessoas. Empresas que evoluem são mais atrativas aos talentos que, por serem treinados e vivenciarem este ambiente, sentem-se desafiados e ali permanecem por períodos mais longos. 

6 – Avalie constantemente os líderes

Ótimos músicos não performam bem juntos se não houver um talentoso maestro. E nas empresas são os líderes que executam este papel. É preciso garantir que, em todos os níveis e áreas, eles sejam as pessoas mais adequadas para estarem ali, caso contrário importantes talentos podem facilmente deixar a empresa. Possibilitar o crescimento das pessoas passa também por preparar e treinar parte delas para serem bons líderes. E para garantir que as alocações estão adequadas, é preciso manter programas de avaliação para a liderança: como se comunicam, como lidam com as pessoas, nível de integridade, de comprometimento, entre outros.

É fácil perceber que não há uma única solução para atrair e reter talentos, mas existem sim diversas possibilidades para que sua empresa faça os olhos de candidatos e colaboradores brilharem. 

By Good Bridge Team.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Call Now Button