Onboarding – Feedbacks Enriquecedores

Sabemos que o processo de onboarding do novo colaborador tem grande relevância para o seu progresso na companhia. Estudos estatísticos apontam que 70% dos colaboradores tendem a permanecer por 3 anos ou mais na empresa, após passarem por um processo de onboarding estruturado. 

Entre os seus principais benefícios, podemos citar maior engajamento, maior probabilidade da empresa reter o colaborador, facilidade na atração de novos talentos, aumento de produtividade, entre outros.

Durante o período de onboarding, abre-se também uma importante “janela” de oportunidade para a empresa.

O colaborador recém chegado traz na bagagem experiências vividas em outras companhias e expectativas que, em sua entrada, poderá dividir tanto com o seu time e gestor direto, como com a área de recursos humanos.

Neste momento, temos a possibilidade de capturar informações valiosas, bem como realizar eventuais ajustes para garantir uma boa experiência ao colaborador e também ao time envolvido. E o feedback se mostra como uma ferramenta bastante eficaz nesta captura.

Algumas das vantagens do feedback durante o processo de onboarding são: 

Segurança: o colaborador pode perceber a preocupação genuína da empresa em saber como ele se sente durante o processo, reforçando a sensação de escolha certa ao aceitar a proposta de trabalho.

Facilidade em novas contratações: por estar satisfeito com a companhia, o colaborador compartilha a informação com outros profissionais, que passam a reconhecer a empresa como um ótimo local de trabalho.

Melhora no processo de onboarding: o colaborador pode apontar possíveis falhas no processo, que podem ser endereçadas e mitigadas no futuro. Além disso, podem sugerir melhorias.

As principais formatos de feedback durante o onboarding são:

Entrevista Novo Colaborador (Feedback Qualitativo): o objetivo deste feedback é identificar como o colaborador se sente durante o processo de onboarding. Caso o entrevistador seja o gestor e não um integrante do RH, pode também dividir com ele o desempenho do colaborador até o momento. É importante tomar nota dos detalhes que o novo colaborador coloca, manter como histórico e também dividir com as pessoas envolvidas no processo os pontos mais relevantes, sempre com o objetivo de realizar ajustes e promover melhorias. Nossa sugestão é que o feedback qualitativo ocorra por 2 vezes e a cada 45 dias, após a admissão do colaborador.

Exemplos de perguntas – feedback qualitativo:

Como você está se sentindo durante o onboarding?

Surgiram dúvidas com relação à empresa e/ou atividades do seu time que ainda não foram respondidas? Caso positivo, quais?

Há algo que podemos fazer para facilitar ainda mais sua integração e desempenho inicial de suas atividades?

Pesquisa c/ Novos Colaboradores (Feedback Quantitativo):  a utilização deste formato de pesquisa é mais indicada para colher a impressão geral dos colaboradores. É possível utilizar perguntas abertas, de múltipla escolha ou um misto de ambas. Porém, se a empresa quiser capturar a evolução dos ajustes realizados no processo de onboarding, as questões de múltipla escolha e de avaliação, zero a dez ou um a cinco, são mais indicadas pois possibilitam criar gráficos com períodos específicos.

Vale ressaltar que os formatos de feedback não são excludentes, mas sim complementares. Nossa sugestão é de realizar o feedback quantitativo no final do período de onboarding que, em algumas companhias, coincide com o término do período de experiência. 

Exemplos de perguntas – feedback quantitativo:

Como você avalia o treinamento inicial sobre os produtos da empresa:

5 – Muito bom 4 – Bom  3 – Regular 2 – Fraco 1 – Muito Fraco

Como você avalia a receptividade da equipe em sua chegada? Onde podemos melhorar?

5 – Muito boa 4 – Boa  3 – Regular 2 – Fraca 1 – Muito Fraca

Observações: ____________________________________________________________

Baseado somente no processo de onboarding de nossa empresa, em uma escala de 0 a 10, qual a probabilidade de indicar a empresa para um amigo(a) ou colega se candidatar a uma vaga conosco?

Nota:_____

Conclusão

Podemos concluir que o feedback durante o processo de onboarding é uma ferramenta poderosa para melhorarmos cada vez mais a forma com que acolhemos os novos colaboradores. O grau de sofisticação dependerá do tamanho das equipes, do escopo das áreas, entre outros. Porém, nossa sugestão é de, caso não consiga fazer algo bem elaborado, que a empresa faça algo básico, mas bem feito e com propósito. 

By Good Bridge Team.

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